segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Salvar uma Phalaenopsis

 Há tempos morreu cá em casa uma Phalaenopsis roxinha e neste momento está esta branquinha a querer dar as últimas.

Ano passado, mais ou menos pela altura do Carnaval estava ela a dar flor. O problema foi quando veio o calor... a minha sala parece uma estufa e a planta ficou sem humidade. Pensando que resolvia o dilema comecei a regá-la mais e acabei por quase a asssassinar.

A roxinha morreu mesmo.


Depois de ver uns vídeos no youtube tentei recuperá-la, sem sucesso. Vou fazer nova tentativa para ela "ganhar" raízes.

Num copo alto coloquei argila expandida ou leca que esteve mergulhada em água uns minnutos.
Escorri a leca e deixei-a no fundo do copo, coloquei a orquídea com as raízes a tocar  na argila.








A seguir pus só uma caninha para segurar o saco de depois pus por cima.





Convém que o saco fique bem fechadinho, mas também já vi usar garrafas pet.
Tomara que resulte, mas se alguém tiver alguma sugestão a dar, aceito de bom grado. Queria muito salvá-la!





Deixo aqui uns vídeos sobre Sphag and Bag:



3 comentários:

  1. Eu já também já deixei morrer uma... fiquei mesmo triste.
    Agora tenho uma de exterior na varanda, sem qualquer cuidado especial. O ano passado deu 3 haste de flores e este ano tem 6 com botões.

    ResponderEliminar
  2. Olá Poupadinha!
    Deu certo a sua tentativa de salvar sua Phalaenopsis ?
    Estou com uma aqui que o substrato acabou enxarcando e as raizes dela apodreceram, agora estou na tentativa de salvar ela.

    Obrigado pelas dicas e espero que você tenha tido sucesso, pois também quero ter ^^ :D

    ResponderEliminar
  3. Olá Poupadinha !
    Você teve sucesso na tentativa de salvar sua Phalaenopsis ?
    Espero que sim...
    Estou com uma aqui que o substrato de casca de coco acabou enxarcando e apodrecendo as raizes da minha phal.
    Vou tentar colocar em pratica a sua dica e espero ter sucesso.

    obrigado !!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails